segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Conciente, Pré-conciente, Inconciente



O consciente é somente uma pequena parte da mente, inclui tudo do que estamos cientes dum dado momento. Embora Freud estivesse interessado nos mecanismos da consciência, seu interesse era maior com relação ás areas da consciência, seu interesse era muito maior com relação ás áreas da consciência menos expostas e exploradas, que ele denominava pré- consciente e inconsciente.

Inconsciente.No inconsciente estão os elementos instintivos, que nunca foram conscinetes e que não são acessiveis á consciência. Além disso, há material que foi excluido da consciência, censurado e reprimido. Esse material que foi excluído ou perdido, mas não lhe é permitido ser lembrado. O Pensamento ou a memória ainda afetam a consciência, mas apenas indiretamente.
Hà uma vivacidade e imedatismo no material inconsciente.Memórias muito antigas quando liberadas á consciência, não perderam nada de sua força emocial. " Aprendemos pela experiência que os processos mentais inconscientes são em si mesmos " intemporais". Isso significa em primeiro lugar que não são ordenados temporalmente, que o tempo de modo algum os alerta, e que a ideia de tempo não lhes pode ser aplicada. A maior parte da consciência é inconsciente. Ali estão os principais determinantes da personalidade, as formas da energia psiquica, e pulsões ou instintos.

Pré Consciênte. Entritamente falando, o pré-consciente é uma parte do inconsciente, mas uma parte que pode tornar-se consciente com facilidade.As porções da memória que são acessíveis fazem parte do pré-consciente. Estas podem incluir lembranças de tudo o que você faz ontem, seu segundo nome, todas as ruas que vocé morou, a data da conquista do seu namorado, seus pratos preferidos, o cheiro da flores, o cheio de um perfume,a priemeira vez que vc foi á escola, o seu primeiro beijo, a chegada da sua primeira menstruação, o nascimento do seu filho(a), Uma grande quantidade de outras experiências passadas. O pré- Consciente é como uma vast área de posse das lembranças de que a consciência precisa desempenhar suas funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário